Redução vai refletir o corte do ICMS cobrado sobre os seminovos no estado.
Os pernambucanos interessados em carros usados e seminovos poderão ter descontos de até 7% na primeira semana de dezembro. A redução no preço dos veículos antigos, porém, começará a ser sentida já na próxima segunda-feira, quando algumas concessionárias locais começarem a remarcar o valor de seus automóveis. A baixa nos preços é consequência do decreto assinado na manhã de ontem pelo governador Eduardo Campos, que reduziu a zero o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que recai nos veículos com mais de seis meses de uso.
A medida era uma demanda antiga do setor, que teve uma diminuição de 50% nas vendas deste ano, após a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) autorizada pelo governo federal para o segmento de novos. “Nosso objetivo é manter a economia aquecida e, para tanto, temos que abrir mão de alguns ganhos. Vamos recuperar esse dinheiro indiretamente, porque as pessoas serão mantidas em seus empregos e vão consumir”, explicou o governador. Segundo ele, o setor de usados atinge concessionárias, oficinas, lojas de autopeças e borracharias e é responsável por quase 20 mil empregos no estado, entre vagas diretas e indiretas.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, em junho de 2013 a medida será reavaliada pelo governo. “Provavelmente o ICMS não será cobrado até o final do mandato do governador.” Ele lembrou que, além do incentivo ao setor de usados, o governo do estado já isentou este ano outros segmentos econômicos da mesma taxa, como o gesso e o mel. “No momento de crise mundial, temos que encontrar caminhos alternativos para continuar crescendo”, ressaltou Câmara. A medida entrará oficialmente em vigor no dia 1º de dezembro.
Para Antônio Selva, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Pernambuco (Assovepe), os consumidores irão sentir a baixa nos preços gradativamente. “O desconto vai depender de cada concessionária. Nos próximos meses, veremos reduções de 3% ou até 5%. Em dezembro, o valor dos usados vai baixar ainda mais, e poderá haver descontos de até 7%. Aí, o consumidor terá que pesquisar para encontrar a melhor oferta”, relatou. Ele disse ainda que o imposto já havia sido reduzido de 3,4% para 1% no início deste ano. “Outros estados já reduziram desde março, como é o caso da Bahia e de Santa Catarina.”
Ao todo, o estado tem hoje 430 concessionárias e a expectativa do setor é que o decreto gere um aumento de 20% nas vendas. Nem todos, porém, estão otimistas. Eduardo Pontual, gerente de seminovos da Italiana, acredita que a isenção de ICMS não vá gerar uma baixa imediata nos preços. “Na prática, vamos começar a sentir apenas em 2013. Só em dezembro os custos das empresas irão diminuir e, a partir disso, poderemos repassar a economia para os consumidores.”
Antônio Selva ressaltou ainda que o setor também deverá se reunir no próximo mês com instituições bancárias para negociar concessões maiores de crédito para os usados. “Para cada dez financiamentos de carros novos, três são autorizados para a compra de seminovos. Isso torna a concorrência desleal e acaba ajudando na desaceleração das vendas. Queremos menos burocracia e prazos maiores.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário