O Porto de Fortaleza, administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC), acaba de bater mais um recorde de movimentação ao atingir o patamar de 458 mil toneladas importadas e exportadas em um único mês.
No acumulado de janeiro a setembro de 2012, o índice chegou a 3,3 milhões de toneladas, representando um crescimento de 6,77% em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto os Granéis Líquidos como os Granéis Sólidos puxaram o crescimento, com destaque para derivados de petróleo, trigo e fertilizantes.
O destaque continua sendo o Granel Líquido que cresceu 14,28% e movimentou 1.765.148,11 toneladas no acumulado. Os primeiros itens da pauta são Gasolina A,DieselS 50, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), Petróleo Cru eDieselS 1800.
O segundo melhor desempenho é de Granel Sólido, que movimentou no acumulado 947.497,97 toneladas. Os destaques do acumulado são as cargas de Trigo, Coque de Petróleo, enxofre, Cloreto de Potássio e Fertilizante Mineral. Em seguida, a Carga Geral movimentou 597.816,47 toneladas no acumulado. Entre os principais itens estão o Arroz, Castanha de Caju, Sal, Farinha de Trigo e Tambor de Freio.
Prevendo esse crescimento, a Secretaria de Portos (SEP) vem investindo na ampliação, modernização e capacitação do Porto de Fortaleza a exemplo da obra de dragagem, pavimentação, implementação do Porto Sem Papel (PSP) e construção do Terminal Marítimo de Passageiros. Todos esses investimentos estão sendo realizados pelo Governo Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nenhum comentário:
Postar um comentário