As vendas realizadas através da internet devem atingir 25 bilhões de dólares
no Brasil em 2017, mais que o dobro dos 12,2 bilhões dólares previstos para
este ano, segundo uma pesquisa apresentada pela Forrester Research, em julho de
2012.
“O Brasil continua sendo o maior mercado de comércio eletrônico na América
Latina por uma ampla margem. Apesar da desaceleração econômica do país, o
e-commerce continuará crescendo, superando os US$ 12 bilhões previstos para
este ano”, diz Zia Daniell Wigder, analista de e-commerce da Forrester
Research e autora do relatório.
A empresa ainda prevê que, ao contrário dos demais países latino-americanos,
o comércio eletrônico será impulsionado pelos consumidores de baixa renda. A
previsão é de que mais da metade dos usuários de internet de regiões
metropolitanas, cuja renda familiar é inferior a R$ 4.000 mensais, devem
comprar em lojas na web até 2017. Além disso, os e-consumidores brasileiros vão
adquirir mais produtos de categorias diferentes das quais estão acostumados a
comprar, como livros e aparelhos eletrônicos e de informática.
No entanto, a Forrester observa que não incluiu a receita com viagens
on-line, o que aumentaria ainda mais sua estimativa de crescimento para o
mercado brasileiro.
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