sexta-feira, 18 de maio de 2012

O PROGRAMA 5S OU PROCESSO 8`S, BEM COMO O PDCA SÃO FERRAMENTAS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE DÃO BASE A SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL, SEJA ELE DE QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA DO TRABALHO OU OUTRO QUALQUER.

      O programa 5s ou processo 8`s que estarei detalhando a seguir, bem como o PDCA, também conhecido por CIRCULO DE CONTROLE OU CIRCULO DE DEMING,são ferramentas de extrema importância que dão base a sistemas de gestão empresarial, meio ambiente, segurança do trabalho ou outro qualquer. O PDCA já faz parte das normas internacionais vigentes de sistemas de gestão( ISO9000, ISO 14000, OHSAS18000), onde é base para o desenvolvimento da melhoria contínua desses sistemas de gestão. Já o Programa 5S não está explicitamente citado nessas normas, mas na prática faz parte da implementação das mesmas. O Programa 5S foi desenvolvido no JAPÂO, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA, com o intuito de recuperar as empresas e,conseqüentemente, o País que se encontrava extremamente vulnerável no pós-guerra. A Partir desse momento, mostrou-se uma ferramenta tão poderosa, e simples, que passou a ser adotada por outros países, sendo utilizada até os dias de hoje. Nesse intercâmbio internacional e ferramenta passou a sofrer melhorias, ou seja a evoluir. Uma dessas melhorias foi a mudança de programa para processo.
PORQUE PROCESSO? É importante estar diferenciando processo de programa par o poder se definir a abrangência da ferramenta. Programa tem início, meio e fim, portanto, tem vida útil limitada, os programas vêm e vão, é transitório, sendo importante para necessidades imediatas e urgentes. Mas se é necessária uma mudança de cultura na empresa, então é necessária a implantação de um processo, não tem fim apenas início. O processo traz envolvimento da organização como um todo,agindo na cultura e passando, com o tempo, a se manter automaticamente. Um processo pode ser melhorado, tendo a tendência de contínuo aperfeiçoamento. 5S ou 8´S, outra melhoria significativa foi inclusão de três "S", partindo dos 5S originais e chegando assim aos 8´S mencionados. Ficando a composição atual de acordo com a figura abaixo. OS 8 SENSOS seguindo a estrela de cima e em sentido horário, apresentamos os sensos. os quais damos um breve conceito de cada. SEIRI- SENSO DE UTILIZAÇÃO Manter o seu local de trabalho o que realmente precisa e usa, na quantidade certa. Descartando tudo aquilo que não tem utilidade.
SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO Definir um lugar para cada coisa,identificando e padronizando todas as coisas. Colocar tudo em ordem .Definindo um lugar para cada item. Identificar e padronizar por meio de etiquetas,cores,palavras-chaves,etc. SEISON - SENSO DE LIMPEZA Eliminar todo e qualquer traço de sujeira do ambiente de trabalho e d si próprio. Manter as ferramentas. máquinas e equipamentos limpos. SEIKETSU - SENSO DE HIGIENE/SAÚDE Manter as condições de trabalho físicas e mentais, favoráveis à saúde, segurança e apresentação pessoal. Manter hábitos de higiene pessoal e cuidar do meio ambiente. SHIKARI YARO - SENSO DE DETERMINAÇÃO E UNIÃO Estabelecer e manter um objetivo comum, desenvolver trabalhos em equipe, com confiança e respeito mútuo. Requer participação e união de todos. Motivação, liderança e comunicação são itens muito importantes. SHIDO - SENSO DE CAPACITAÇÃO Aperfeiçoamento da formação profissional pela capacitação, educação e treinamento, visando qualificar o profissional e sua evolução como ser humano. SETSUYAKU - SENSO DE ECONOMIA É o combate aos desperdícios administrando da melhor forma os recurso de quando os demais " S" estiverem de mudanças e melhorias. SHITSUKE - SENSO DE AUTO DISCIPLINA Reeducar nossas atitudes, fazendo dos 8´S um hábito, passando a ser um modo de vida, tornando automático o seu uso. Inclui a obediência às normas e procedimentos vigentes.
Como podemos perceber, são conceitos simples e com grande índice de sucesso por mais de 50 anos, mas a nossa experiência na implantação do processo em empresas de variadas tecnologias e áreas de atuação mostrar, em comum , que o segredo está na mudança comporta mental, sendo que as lideranças devem agir como catalisadoras na sua implantação agindo como verdadeiros multiplicadores atitudinais, onde o principal é usar as atitudes e ações como exemplo em concordância com o discurso. Para encerrar, constatamos que os resultados obtidos por coincidência, também, iniciam com "S", a saber: Satisfação dos empresários e acionistas pela redução dos custos, Satisfação dos trabalhadores pela melhor qualidade de vida e Segurança do trabalho e saúde ocupacional pela melhoria das condições ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário