quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa nada mais é do que, além da entrega, manter a preocupação com a volta, ou seu retorno; devolução.
 O estudo da logística reversa não é nenhuma novidade. Há um tratamento diferenciado da logística tradicional para a reversa, pois os custos se modificam dependendo do tipo de processamento.
Existem vários exemplos para a logística reversa: a utilização das garrafas retornáveis e seus engradados, das latas de alumínio que são recicladas e dos paletes, que precisam estar sempre em bom estado de manutenção.
Nos últimos anos a utilização da chamada logística reversa tem aumentado consideravelmente devido a três fatores: questões ambientais: a empresa preocupa-se cada vez mais com todo o ciclo de vida do produto, da entrega até o impacto que estes produzem no meio ambiente; Concorrência - diferenciação por serviço: as empresas oferecem assistência pós-venda. Se  responsabilizam por algum dano no produto; e enfim; redução de custos: com esta logística, as empresas tem lucrado com o reaproveitamento de matérias ou com o retorno das embalagens, podendo assim, investir em novas idéias.
A natureza do processo de logística reversa pode ser dividida em dois grupos: produtos e embalagens. No caso de produtos, os fluxos de logística acontecerão pela necessidade de reparo, reciclagem, ou porque simplesmente os clientes retornam. Já no caso das embalagens, acontecem em função da sua reutilização. Quanto maior o número de vezes que se usa a embalagem retornável, menos o custo por viagem.
Existem seis fatores críticos que influenciam na eficiência do processo da logística reversa.
*Bons controles de entrada: identificar corretamente o estado dos materiais que retornam para que estes possam seguir o fluxo reverso correto.
*Processos padronizados e mapeados: é indispensável ter procedimentos corretamente formalizados para se conseguir melhorias.
*Tempo de ciclos reduzidos: refere-se ao tempo entre a identificação da necessidade de reciclagem, disposição ou retorno até seu efetivo processamento.
* Sistemas de informação: é ter a capacidade de rastear os retornos, medição dos tempos de ciclos, medição do desempenho dos fornecedores.
*Rede logística planejada: deve-se ter ligação direta com o processo de armazenagem e sistema de transporte, para saber de forma eficiente os pontos de consumo, onde os materiais usados devem ser coletados e até as instalações futuras.
*Relações colaborativas entre clientes e fornecedores: ter uma relação mais confiável entre varejistas e indústrias. Sem isso, podem ocorrer recusas para aceitar devoluções, o atraso para creditá-las.

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